Especialista em educação

Especialista em educação fará palestras sobre inteligência emocional em SP

Evento contará ainda com exposição de materiais que podem ser utilizados por escolas que desejam inserir essa temática em sua grade curricular.

No dia 13 de setembro, o professor e especialista em educação Caio Lo Bianco, gerente-executivo do LIVLaboratório Inteligência de Vida, fará uma apresentação em São Paulo voltada para educadores e gestores de escolas que querem saber como incluir a inteligência emocional e social em sua proposta de ensino.

A palestra “Habilidades socioemocionais: como nós podemos preparar os alunos para desafios que ainda não existem” está marcada para às 11h e acontecerá na Expo Center Norte em SP, durante o 14º Congresso Crescer, evento voltado para profissionais ligados ao universo da educação e que contará com cerca de 3.000 participantes. Paralelamente a essa palestra, o evento contará ainda com um painel de debates sobre a mudança no mercado privado de educação e terá Antônia Mendes, diretora da Plataforma de Ensino Eleva.

O objetivo da apresentação de Lo Bianco é falar sobre os desafios de preparar crianças e jovens para os desafios atuais e futuros. Segundo o especialista, o conhecimento acumulado até hoje no que se refere ao desenvolvimento de talentos em um ser humano foi desigual, priorizando, na maioria dos casos, argumentos pautados em aspectos cognitivos do indivíduo.

Entretanto, cada vez mais um número maior de estudos na área da psicologia e da economia da educação defende a relevância social das chamadas competências socioemocionais. “Hoje, já existem evidências de que essas competências podem gerar benefícios não apenas para a vida social, mas também para a vida acadêmica e econômica da população. Portanto, para pensarmos no futuro da educação, o primeiro passo é entender como nós conseguimos tornar realidade o desenvolvimento dessas habilidades no ambiente escolar”, defende o especialista.

Ao longo dos últimos três anos, Lo Bianco trabalhou na criação do LIVLaboratório Inteligência de Vida, programa que tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais em crianças e jovens em escolas de todo o país. O especialista começou sua carreira em educação como coordenador e professor do projeto Construindo o Saber, curso preparatório para concursos voltado a alunos de baixa renda.

Formado em economia pela FGV-Rio e arte-educação pelo Instituto Pró Saber, Caio também é professor e coordenador da Escola Eleva, no Rio de Janeiro, e cursa, atualmente, uma pós-graduação em processos educativos de Reggio Emilia. Nos últimos anos, conheceu de perto escolas na Finlândia e nos Estados Unidos para compreender como a formação dos alunos pode ser mais completa e preparada para os desafios do século XXI.

Tenha o LIV na sua escola

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =