educação socioemocional

Saiba o que é e como a educação socioemocional vai mudar sua vida

Vivemos uma rotina cada vez mais estressante e corrida. Não por menos, doenças como ansiedade e depressão vêm se tornando cada vez mais comum entre a população. Para enfrentar os desafios da sociedade atual é importante que o indivíduo possua um elevado quociente emocional. Para desenvolver esse quociente e enfrentar o dia a dia de forma mais leve, o melhor caminho é incentivar a educação socioemocional, tanto de adultos quanto de jovens e crianças.

Confira a seguir como funciona a educação socioemocional e como ela pode impactar sua vida.

Educação socioemocional: entenda o que é

A educação socioemocional consiste em práticas que têm como objetivo desenvolver o Quociente Emocional (QE) do indivíduo, proporcionando a ele o que os especialistas chamam de Inteligência Emocional. Isto é, habilidades que permitem ao ser humano ter um melhor convívio em sociedade.

Por meio da educação socioemocional a pessoa é instigada a lidar com os mais variados desafios e aprende a entender e a lidar, da melhor maneira possível, com as próprias emoções e com as das pessoas ao seu redor. É também estimulado o desenvolvimento de habilidades como ter relacionamentos interpessoais saudáveis e duradouros, de autoliderança, de trabalhar em grupo, de falar em público, dentre outras.

Como a educação socioemocional vai mudar sua vida

Para desenvolver a educação socioemocional no contexto escolar, o aluno deve ser estimulado a lidar diretamente com emoções como medo, raiva, tristeza, insegurança, alegria, amor, dentre diversas outras, e encontrar de forma prática e lúdica o melhor caminho para entendê-las.

Diversas pesquisas ao redor do mundo já comprovaram que a educação socioemocional tem um impacto gigantesco na vida dos alunos. Elas mostram que saber lidar com as próprias emoções e com as das pessoas ao redor é a chave do sucesso na vida escolar, pessoal e profissional. A educação socioemocional ajuda a preparar as pessoas para enfrentar os desafios da sociedade. Assim, quando elas se depararem com situações de adversidade, saberão como resolvê-las da melhor maneira possível, pois isso lhes foi ensinado e praticado durante sua formação.

O impacto da educação socioemocional na formação profissional

Não é só no ambiente escolar que a educação socioemocional é necessária. No mundo corporativo, muitas empresas já reconhecem que um profissional completo precisa ter habilidades comportamentais bem desenvolvidas. Muitas vezes, essas habilidades são tidas como mais importantes que os conhecimentos técnicos.

Afinal, de que adianta um profissional executar bem sua função, mas não saber trabalhar bem em grupo ou não conseguir lidar com adversidades no trabalho? O profissional alfabetizado emocionalmente tem mais capacidade de usar suas emoções a seu favor, conseguindo assim uma melhor produtividade e desempenho na sua função.

Uma vida mais leve

Apesar de óbvio, também é importante lembrar que a educação socioemocional é um pilar da vida pessoal e afetiva de todo ser humano. Ao conseguir compreender suas emoções e trabalhar com elas a seu favor, você pode ter uma vida mais leve, reduzindo os efeitos negativos do estresse e da ansiedade, dentre outros, no seu dia a dia.

Esse aprendizado proporciona um maior controle sobre as mais diversas situações, assim como relacionamentos mais saudáveis, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Quer saber mais? Acompanhe o Blog do LIV e não perca nossos conteúdos sobre educação socioemocional.

1 pensamento sobre “Saiba o que é e como a educação socioemocional vai mudar sua vida”

  1. Armando Reis Vasconcelos

    Gosto do texto como proposta da escola trabalhar as habilidades socioemocionais.
    Faço restrição ao uso de Quociente socioemocional. Quociente é matemática. É como se pudéssemos medir as emoções. O tradicional Quociente Intelectual pouco a pouco caíu em desuso. Inclusive pesquisas recentes estão sendo feitas sobre aumento e diminuição de QI.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =