Howard Gardner

Howard Gardner: assista à palestra completa

Precursor da teoria das Múltiplas Inteligências, Howard Gardner foi convidado especial no Congresso Socioemocional LIV 2018. Aqui no Blog do LIV você já teve a oportunidade de ler sobres as teorias dele, que é professor da Universidade Harvard e um dos nomes mais respeitados da educação no mundo. Neste texto, resumimos alguns pontos importantes de sua palestra no evento. Você também poderá acessar o vídeo da palestra completa já com legendas em português clicando no link abaixo. Após um breve cadastro, você poderá baixar o vídeo para assistir onde e quando quiser.

De acordo com Gardner, o cérebro humano não funciona a partir de uma única inteligência. Segundo suas pesquisas, nosso cérebro tem diferentes “computadores” que podem trabalhar vários tipos de inteligência de maneiras diferentes. Em suas palavras, “só porque um computador funciona muito bem, isso não significa que outro computador também funciona”. Ou seja, só porque uma inteligência é bem desenvolvida, não significa que a outra também seja. Nesse sentido, em sua teoria, Howard Gardner enumera as Múltiplas Inteligências conforme abaixo:

  • Linguística
  • Lógica-Matemática
  • Musical
  • Espacial
  • Corporal-Cinestésica
  • Interpessoal
  • Intrapessoal
  • Naturalista

Durante sua palestra, ele mostrou ainda outros dois tipos de inteligência, que ele classifica como “candidatas”, pois porque ainda estão sendo pesquisadas para ver se de fato se tratam de duas inteligências propriamente ditas. São elas:

  • Inteligência Existencial
  • Inteligência Pedagógica

Leia também: Quem é Howard Gardner e o que é Teoria das Inteligências Múltiplas

Em seu discurso, Gardner destaca um ponto muito importante sobre o entendimento das diferentes inteligências. Citando o estudo das Inteligências de Daniel Goleman, outro pesquisador renomado por estudar essa temática, Gardner afirma que não existe uma só forma de usá-las. Ou seja, cada indivíduo decide por si quais são as formas de aplicar as suas inteligências. Nesse sentido, elas podem ser aplicadas tanto para o bem quanto para o mal.

Por isso, as diferentes inteligências precisam ser desenvolvidas com o propósito de formar cidadãos conscientes, éticos e engajados.

Se você quer se aprofundar nesse tema, clique aqui e assista agora a palestra de Howard Gardner no Congresso Socioemocional LIV 2018.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + um =