Educação Socioemocional nas escolas

Educação Socioemocional nas escolas: um relato de sucesso

O Congresso Socioemocional LIV 2018 reuniu mais de 1000 participantes e foi considerado o maior encontro sobre habilidades socioemocionais do ano. Um dos melhores momentos do evento foi quando escolas que têm LIV compartilharam suas experiências com todos os presentes. Dessa forma, representantes das demais instituições de ensino puderam se inspirar com as boas práticas.

Howard Gardner

Depoimento Escola Eleva

Uma das Instituições que se apresentaram foi a Escola Eleva. Essa é uma escola do Rio de Janeiro que trabalha desde ensino do Infantil ao Médio em regime integral e com ensino bilíngue. Sua gestão acredita em três grandes pilares que definem os pensamentos e guiam suas atividades internas:

  • Excelência Acadêmica: Ser uma escola inovadora não significa que a parte acadêmica foi deixada de lado. Por isso ela é o primeiro dos pilares dessa escola;
  • Inteligência de Vida: a Escola Eleva considera o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como pilar fundamental para preparar jovens o sucesso pessoal e profissional para o mundo de hoje;
  • Cidadania Global: Sabendo que as pessoas precisam exercitar o senso de coletividade, esse é o terceiro pilar. Ele tem objetivo trazer para a reflexão os impactos dos seus comportamentos na vida do outro.

Esses pilares foram citados pelo Diretor da Escola Eleva, Marcio Cohen, durante o seu depoimento no Congresso. Além de introduzir a Instituição para os participantes, ele compartilhou uma experiência de sucesso em uma atividade promovida para interação entre pais e filhos que estimula, ainda mais, a educação socioemocional nas escolas.

LIV em Família

Como vimos, um dos pilares da Escola Eleva é justamente a inteligência de vida, ou seja, o exercício das habilidades socioemocionais junto aos alunos. Porém, Marcio Cohen destacou um dos questionamentos que ecoavam sobre o tema: “Como trazer os pais para dentro dessa linguagem?”.

Além dos materiais disponibilizado pelo LIV, para responder essa pergunta eles tiveram a iniciativa de criar o “LIV em família”, um dia inteiro voltado para interação entre familiares e alunos. Foi dessa forma que eles conseguiram unir a tríade escola-família-aluno para compartilhar experiências, agregar ainda mais valores e desenvolver as habilidades socioemocionais.

Para ver o depoimento completo do Diretor da Escola Eleva, Marcio Cohen, e se inspirar em seus exemplos de atividades para desenvolver as habilidades socioemocionais em sua instituição de ensino ou na sua casa, basta clicar no vídeo abaixo.

Escola LIV

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − três =