Família e Escola: a parceria que funciona

Assim como a maioria das questões sociais no mundo contemporâneo, a relação de participação entre família e escola também está se transformando rapidamente. Já não é mais possível encarar como realidade a ideia de que todas as famílias ou escolas são iguais e não precisam dialogar. Pelo contrário, é cada vez mais comum os pais ou responsáveis participarem ativamente da educação de seus filhos, algo que pode trazer benefícios para todos, especialmente para o aluno. Para falar mais sobre esse tema, criamos um e-book gratuito que você pode baixar ao final deste texto.

No e-book “Família e Escola: a parceria que funciona”, você poderá entender um pouco mais sobre a mudança dessa relação ao longo das últimas décadas e verá que no passado a escola tinha apenas a função de transmitir conteúdos técnicos e científicos, enquanto a família se encarregava de construir o caráter e da personalidade das crianças. Sendo assim, não era muito comum que os pais se envolvessem em atividades de responsabilidade da escola.

O livro mostra, contudo, que a participação da família na escola é muito mais ativa atualmente. E essa é uma ótima mudança pois contribui diretamente com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Isso porque a construção completa de um indivíduo acontece justamente quando há a junção dessa tríade: escola-aluno-família.

O livro digital traz ainda três situações que servem para exemplificar algumas das dificuldades de relacionamento mais comuns entre escola e família e oferecem subsídio para a reflexão. Mostra também como tecnologias como o Whatsapp vem interferindo nesse diálogo e como a questão dos limites é colocada em discussão entre educadores e responsáveis. Por fim, você poderá ver como as escolas e as famílias podem sair de uma relação de cobrança e caminhar para uma relação de confiança entre as partes.

Para fazer download e entender sobre a participação da família na escola, acesse abaixo.

Escola e Família

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =