Inteligência Socioemocional

[KIT PARA DOWNLOAD] Inteligência Socioemocional: o melhor de 2018

O desenvolvimento da inteligência socioemocional de crianças e adolescentes foi um dos assuntos mais falados em 2018, tanto no âmbito da família quanto da escola. Não é por menos: cada vez mais esse tipo de conhecimento se torna necessário para viver em sociedade e muitas escolas vêm seguindo uma tendência internacional e focando esforços para oferecer essa formação a seus alunos.

Se você é da área da educação ou é responsável por uma criança ou adolescente, não pode deixar de conhecer melhor esse tema. E para te ajudar a se atualizar sobre inteligência emocional e habilidades socioemocionais, trouxemos uma seleção dos conteúdos criados pelo LIV até agora!  

São todos completamente gratuitos e pensados para dialogar com os temas e as dores vividos em casa e na sala de aula, para pais, responsáveis e toda a comunidade escolar.

Você acessa o KIT completo clicando aqui.E se quiser ver alguns dos materiais selecionados, confira abaixo 5 opções que consideramos primordiais para iniciar seu mergulho no assunto:

[EBOOK] Bullying: como lidar com esse desafio

É definida como bullying qualquer atitude agressiva (verbal ou física), intencional e repetitiva. Essa ação sempre tem a intenção de intimidar ou reprimir quem está no papel de vítima, causando-o dor e angústia. Já no agressor, um sentimento de certo “poder”.

O bullying escancara a necessidade e urgência de falarmos sobre sentimentos com as crianças e adolescentes, dos primeiros anos da escola até o ensino médio. Conhecer as suas próprias emoções e sentimentos é o primeiro passo para caminhar em um futuro de respeito ao próximo e a si mesmo. E, mais do que nunca, é necessário que o aluno construa desde cedo uma boa relação com a escola e com pessoas de valores e ideias diferentes das suas.

A melhor maneira de lidar com esse assunto tão delicado é entendendo como a prática do bullying funciona e o que os pais e a escola podem buscar fazer para minimizá-la. Clique aqui para fazer download do material completo.

[PALESTRA] Bernardinho: como lidar com frustrações

Como lidar com frustrações? Essa pergunta não tem uma única solução exata, e todos nós, em algum momento, nos perguntamos e buscamos diferentes respostas para superar momentos de dificuldade ou situações em que nossas expectativas não se cumprem. Contudo, uma coisa é certa: escutar relatos sobre como outras pessoas superaram esses momentos pode ser uma maneira de se inspirar e encontrar caminhos para lidar com os próprios problemas.

Durante o Congresso Socioemocional LIV 2018, o ex-treinador de vôlei, economista e empresário Bernardinho levou essa inspiração à plateia quando, em apresentação surpresa, subiu ao palco para falar sobre sua jornada de superação e sobre como ele lidou com frustrações ao longo de sua vida.

Esse é o tipo de palestra que inspira e motiva, ideal para começar o ano com muita garra. Clique aqui e assista online.

[EBOOK] Growth Mindset: o que é e como aprender na prática

Growth Mindset tem sido um dos temas mais comentados entre educadores e psicólogos ao redor do mundo nos últimos anos, e se você ainda não conhece esse conceito, aproveite o começo de 2019 para se atualizar e colocar em prática na sua vida.

Em português, o termo Growth Mindset foi traduzido como “mentalidade de crescimento”, e se refere a um modo de pensar que qualquer pessoa pode desenvolver. Segundo esse conceito, uma pessoa tem mentalidade de crescimento quando acredita que, através do trabalho, paciência, empatia e esforço, consegue mudar sua realidade e alcançar seus objetivos. O raciocínio oposto é chamado de “mentalidade fixa” e é atribuído a pessoas que pensam ter habilidades imutáveis e pouca capacidade de mudar situações de sua vida, mesmo quando algo lhes incomoda.

Ficou curioso para saber mais? Mergulhe nesse conteúdo e entenda como esse conceito tem sido cada vez mais impactante para a educação, a psicologia e até mesmo o mundo dos negócios. Acesse o material completo clicando aqui.

[PALESTRA] Howard Gardner: múltiplas inteligências na teoria e na prática

Howard Gardner é psicólogo cognitivo e educacional e também professor na Universidade Harvard, considerada uma das melhores do mundo. Conhecido na área educacional e da psicologia principalmente por causa de sua teoria sobre as inteligências múltiplas, Gardner é autor de mais de trinta livros e tem dezenas de artigos publicados.

Essa teoria tem uma relação direta com as habilidades socioemocionais que sempre falamos aqui no Blog do LIV. E se você quer se aprofundar no tema e entender como o assunto se relaciona com a educação e com o mercado de trabalho, não pode deixar de ver esse vídeo.

Ele foi gravado em 2018 quando o próprio Howard Gardner veio ao Brasil a convite do LIV para falar para um grupo de mais de 1 mil educadores. Clique aqui para baixar e assistir quando quiser.

[Infográfico] Competências gerais da BNCC e as habilidades socioemocionais

O conteúdo desse infográfico é voltado para escolas e, apesar de ser um assunto bastante denso, é imprescindível para quem quer se atualizar sobre a nova base curricular brasileira, que será obrigatória nas escolas em 2020. Apesar de faltar ainda um ano para a BNCC entrar em vigor, as escolas e os materiais didáticos já devem ir se adaptando para cumprir suas diretrizes.

Nesse infográfico você poderá entender especificamente como a BNCC se relaciona com as habilidades socioemocionais e o que isso significa na prática. Quer saber mais? Baixe o guia agora e use como material de consulta na sua escola.

[+5 CONTEÚDOS PARA DOWNLOAD] Quer saber mais sobre inteligência socioemocional?

Além dos materiais que falamos acima, disponibilizamos todos os e-books produzidos pelo LIV em 2018 de forma completamente gratuita! Tenha esse kit para começar o seu 2019 entendendo mais sobre as habilidades socioemocionais e sua importância. Clique aqui e confira!

2 pensamentos sobre “[KIT PARA DOWNLOAD] Inteligência Socioemocional: o melhor de 2018”

  1. Gislene Candida Dias

    Olá, Bom dia! Tenho buscado conhecer o método de ensino de vocês, e cada dia tenho mais vontade de fazer parte desse projeto de alguma forma. Existe em Goiânia alguma escola que trabalhe com esse projeto? Se sim, gostaria de saber a qual. Quero buscar conhecer e de alguma forma fazer parte desse história! Obrigada!

  2. Achei muito interessante a proposta de vcs. Tenho estudado Psicologia Positiva, Educação Emocional e Teoria Cognitiva e percebido a importância destes “novos” conceitos para a construção de relações mais felizes e saudáveis.
    Tenho dois filhos e sou professora particular, mas sempre me interessei muito pelo tema.
    Vcs, por acaso, comercializam o material que vcs usam nas escolas? Adoraria conhecê-lo mais detalhadamente.
    Muito obrigada!
    Adriana

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + dezoito =