Com novo material voltado para pais, LIV amplia diálogo entre escola e família

A parceria entre escola e família é capaz de proporcionar uma formação ainda mais completa, na qual a criança se sente acolhida em ambos os espaços. Pensando em dialogar mais com pais e responsáveis e trazê-los cada vez mais para a rotina escolar de seus filhos, o LIV – Laboratório Inteligência de Vida criou um novo material feito exclusivamente para eles. O objetivo não é ensiná-los a serem melhores pais, mães ou cuidadores, mas sim ajudar a entender a complexa ação de educar, explica Lourdes Atié, especialista em formação de professores e uma das criadoras deste material junto ao LIV.

De acordo com Lourdes, as mudanças recentes causadas pelo surgimento de um mundo mais dinâmico e diverso refletem não só na forma como a escola transmite o conhecimento, mas também na participação familiar nesse processo. Enquanto no passado os papéis sociais eram pré-estipulados, tanto dos indivíduos quanto dessa relação escola e família, hoje as fronteiras se misturam. Se antes a escola era responsável apenas pela formação técnica e a família pela construção do caráter e da personalidade, hoje as escolas buscam disciplina que ofereçam uma formação mais humana e as famílias se integram cada vez mais à rotina escolar.

Para Caio Lo Bianco, gerente executivo do LIV, isso acontece também porque antes as crianças passavam mais tempo junto a suas famílias. Hoje, contudo, uma grande parte sai cedo de casa a passa o dia entre atividades escolares e extracurriculares, fazendo com que a escola passe a ser cada vez mais um lugar de troca social e emocional entre as crianças e os adolescentes.

Pensando em proporcionar essa integração entre escola e família, o LIV não se restringe ao espaço da escola, dando continuidade em casa ao processo de autoconhecimento junto aos responsáveis com o auxílio de um material pensado especificamente para eles. Com textos complementares, atividades e jogos, o material dos pais exercita a conversa e fortalece a escuta. Para Lourdes, a produção do material foi um avanço em direção ao diálogo, “afinal, eles também precisam falar, refletir e compartilhar suas dificuldades e seus acertos na difícil tarefa que é educar, que é intransferível e que passa muito mais rápido que nos damos conta”.

Com as atividades e jogos – “Curto, Comento e Compartilho”, “Bate-Papo”, “Concordo e Discordo” e “Pega a Tarefa” por exemplo – os pais e responsáveis têm a oportunidade de inserir novos temas ao debate em família, podem conhecer um pouco mais de seus filhos e expor suas próprias opiniões e sentimentos. Já com o “Manual do Responsável”, eles podem entender melhor a proposta do LIV, saber quais são as possibilidades de trabalhar o socioemocional em casa e identificar o momento da vida pelo qual seus filhos estão passando. Dessa forma, os pais são munidos não apenas de informação para atravessar cada fase da vida deles, mas também de ferramentas para desenvolver as habilidades sociais e emocionais em parceria com a escola.

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