Imersão Pedagógica LIV: um mergulho na educação socioemocional

Anualmente, a equipe pedagógica do LIV – Laboratório Inteligência de Vida percorre o Brasil para fazer a formação de dezenas de educadores em escolas parcerias que vão oferecer o Programa LIV na grade curricular ao longo do ano letivo. É uma verdadeira maratona para viabilizar a implantação da proposta nos diferentes segmentos de ensino: entre o fim de 2018 e o início deste ano, nosso time pedagógico fez mais de 400 voos para garantir que o projeto comece com sucesso em todas as turmas!

Logo após esse ciclo de implantação, foi a vez do time pedagógico passar por uma formação com especialistas renomados nas áreas de educação e psicologia. “Foram duas semanas intensas de muito aprendizado com especialistas de diversas áreas do conhecimento. Um importante momento de trocas, reflexões e atualizações que irão repercutir em todas as esferas do nosso trabalho, desde as formações de professores até o material utilizado no programa”, conta Joana London, gerente pedagógica do LIV.

Atualmente, o time pedagógico do LIV conta com um corpo de educadores e psicólogos que contribui para o sucesso do programa. Além de fazer os cursos de implantação, esse time é responsável pela concepção do material e por atender os educadores e as famílias das escolas parcerias, um trabalho que exige a constante revisão dos conhecimentos da própria equipe.

Entre os especialistas convidados para levar ao time pedagógico novos olhares sobre educação socioemocional estavam Fernanda Costa-Moura, doutora em psicologia pela PUC-Rio; Lourdes Atié, socióloga especialista em educação; Lino de Macedo, especialista em desenvolvimento infantil; Helio Rodrigues, do curso de Formação em Arte e Educação; Christian Dunker, psicanalista e pós-doutor pela Manchester Metropolitan University; Ana Guedes, psicóloga e terapeuta familiar; Ana Carolina D’Agostini, mestre em psicologia da educação pela Columbia University; Letícia Lyle, mestre em educação pela Columbia University; e Renato Nogueira, doutor em filosofia pela UFRJ.

Ao longo dos encontros, cada um deles levou pontos de debate sobre temas importantes para o LIV e para as escolas, de modo geral, como a saúde mental de crianças e adolescentes, o bullying, questões relacionadas ao preconceito e desigualdade, a importância e o avanço da educação socioemocional, o papel da arte na educação, dentre outros temas.

Nas próximas semanas você vai poder conferir aqui em nosso blog entrevistas que fizemos com esses especialistas e vamos aprofundar um pouco mais cada tema. Acompanhe e não perca!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 5 =