Um dos maiores nomes da educação mundial, Edgar Morin vem ao Brasil em junho


O antropólogo e sociólogo visitará o país para participar do Congresso Socioemocional LIV 2019, evento de educação realizado pelo Laboratório Inteligência de Vida.

Prestes a completar 98 anos de idade, o antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin, autor da teoria do pensamento complexo e um dos principais influenciadores da educação mundial, virá ao Brasil em junho deste ano para palestrar no Congresso Socioemocional LIV 2019, organizado pelo Laboratório Inteligência de Vida. As teorias de Morin têm sido apontadas por especialistas como um dos pilares do conhecimento contemporâneo, tendo influenciado também áreas como sociologia, psicologia e comunicação. Em sua última palestra no país, em 2014, os ingressos esgotaram em poucos dias.

Essa será a terceira edição do Congresso Socioemocional LIV, que nos últimos dois anos trouxe outros grandes nomes nacionais e internacionais, como o pesquisador e professor da Universidade Harvard, Howard Gardner, e o jornalista Paul Tough, autor do best-seller “Como as crianças aprendem”. Assim como nas edições anteriores, o objetivo do evento este ano é oferecer múltiplas visões sobre a educação para que os participantes possam aprofundar seus conhecimentos nessa área.

“O objetivo do Congresso é promover o debate e permitir que as pessoas ocupem novos lugares nessa conversa, abrindo-se para diferentes opiniões. Acreditamos que para você formar educadores e estudantes mais críticos, é preciso incentivar a diversidade de discursos”, destaca Caio Lo Bianco, gerente-executivo do LIV. Para ele, a escolha de trazer Edgar Morin para palestrar no evento é uma forma de unir referências que formam a base da educação com novos pontos de vista. “Quem estudou educação em algum momento conhece ou já usou o material dele como referência. Ouvi-lo em um contexto de troca de ideias será enriquecedor”.

O Congresso acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 7 e 8 de junho e deverá reunir mais de 1.500 convidados entre especialistas e representantes de escolas privadas de todo o país. A lista de palestrantes confirmados até o momento inclui os brasileiros Christian Dunker e Maria Rita Kehl, ambos psicanalistas, e Lúcia Rabello de Castro, psicóloga, que falarão sobre educação socioemocional, saúde mental entre crianças e adolescentes, e os desafios da escola diante do atual cenário educacional.

Outro grande destaque da programação do Congresso Socioemocional LIV são os momentos dedicados aos educadores, que subirão ao palco para relatar suas experiências no dia a dia da escola. Uma das mesas de debate trará professores que vêm inspirando o Brasil – e o mundo – com seus projetos. Entre os nomes confirmados, Janaína Barros, vencedora de diversos prêmios na área da educação e coordenadora da rede de ensino de Seabra (BA); e Gina Vieira Ponte, autora do premiado projeto “Mulheres Inspiradoras”; que contarão ao público sobre as práticas que ajudaram suas escolas a avançar no desenvolvimento de alunos e professores.

O Congresso Socioemocional LIV acontecerá em dois dias. No primeiro deles, dia 7 de junho, a programação será exclusiva para parceiros LIV. Para saber mais sobre a parceria, acesse o site do programa LIV. Já no dia 8, o evento será aberto também a convidados especiais. Para saber mais, fique atento aos canais de comunicação do LIV e acompanhe as próximas notícias do evento.

70 pensamentos sobre “Um dos maiores nomes da educação mundial, Edgar Morin vem ao Brasil em junho”

  1. Jaqueline Dias da Silva

    Olá, boa tarde!
    Meu nome é Jaqueline Dias e li o material do LIV que a escola do meu filho desenvolve com as turmas do 9º ano. Estou encantada! Material totalmente adequado às necessidades da família como um todo na atualidade. Gostaria de parabenizá-los!
    Aproveito a oportunidade para saber mais detalhes sobre o LIV, tal como formas de replicar em outras instituições e afins. Qual a pessoal responsável?

  2. Bom dia,
    como faço para participar (fazer inscrição no congresso?).
    Qual o local do evento, e há algum tipo de participação no sentido de envio de texto?
    Muito obrigada.

  3. Yara Cano Pavesi

    Gostaria muito de participar desse concurso. Pois meu mestrado e minha tese me basiei enormemente em sua teria da complexidade.
    Como faço para participar?

  4. Boa noite. Gostaria de saber mais informações sobre a inscrição no evento, pois tenho interesse em participar com um grupo de colegas do mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins. Desde já agradeço.

    Att.:

  5. Sandra C. D'Avila Queiroz

    Bom dia!

    Sou coordenadora de uma escola no Es e gostaria de saber como faço para participar do Congresso.

    Grata

    Sandra

  6. Boa Tarde!

    Gostaria de receber maiores informações, se possível. Sou KidCoach e consultora educacional e trabalho no desenvolvimento de competências sócio-emocionais.

    Quando efetuar a inscrição? Quanto é?

    Desde já agradeço a atenção.

    Grata,

    Carmen

  7. Márcia Aparecida dos Santos Pinheiro

    Gostaria de participar deste congresso, sou professora e atualmente estou diretora em uma escola pública.

  8. Elisete Aparecida de Avellar

    Agradeço as publicações, elas têm me ajudo bastante, pois aguçam o meu desejo de aprender, de atualizar, de refletir sobre minha prática e não me sinto tão só na busca do conhecimento desde que adoeci e fiquei privada do mundo acadêmico e prática de uma política que busca o empoderamento por meio de uma práxis. Amaria estar no congresso e ver Edgar Morin.
    Muito Obrigada pelo excelente trabalho.
    Elisete

  9. Sylvia Jungstedt Arditti

    Como será e qual o valor da inscrição?Sou psicóloga e faço trabalhos voluntários com crianças e jovens. Tenho muito interesse de pArticiPar desse Congresso.Sou leitora e admiradora de Edgar Morin há muitos anos. Obrigada
    Sylvia Arditti

  10. Andreia Pereira da Silva Batista

    Sou mãe de duas meninas com autismo, Mariana (10 anos) e Manuela (8 anos), gostaria de saber se a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual será objeto de estudo nesse congresso.
    Obrigada,
    Andreia Pereira da Silva Batista (Professora de Matemática na rede estadual do RJ e na rede municipal de Duque de Caxias)

  11. ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA ALMEIDA

    Boa tarde!
    Sou professora há 18 anos na rede privada no sul de Minas Gerais. Atualmente estou finalizando meu mestrado em educação na Unifal Alfenas, com o tema “Processos Dialógicos Inovadores e Inclusivos: um estudo sobre escolas que se re-inventaram frente os desafios da educação contemporânea”. Gostaria muito de participar do Congresso Socioemocional, mas pelo que li, somente será aberto para convidados. Há alguma possibilidade de participação? Aguardo retorno. Atenciosamente. Ana Cláudia de Oliveira Almeida

  12. Leonice dos Santos

    Boa tarde!
    Sou doutoranda de enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem – Universidade Federal de São Paulo. Gostaria de informações como participar do Congresso Socioemocional LIV 2019, tendo em vista que o meu referencial teórico para embasar minhas hipóteses são premissas do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Meu objeto de estudo é a Educação Permanente com Enfermeiros em um curso de Pós-graduação na modalidade de residência de enfermagem.
    Peço a gentileza em me ajudarem com o processo, pois gostaria muito de participar do evento.
    Fico a disposição para maiores esclarecimentos.
    Atenciosamente,
    Leonice

  13. Meu nome é Silvia Tommaso. Sou mestranda em gestão de negócios na FIA e minha pesquisa tem como base filosófica o pensamento complexo de Edgar Morin. Estudo o valor compartilhado como solução para a educação brasileira. No momento estudo soluções para a interação entre empresas e faculdades de tecnologia. Quero muito escutar Morin pessoalmente. Como faço para me inscrever?
    meu telefone é 11 99952-0393

  14. Eliane da Silva Costa

    Gostei muito do que li!!! Confesso que não conhecia o blog e nem o trabalho do Laboratório Inteligência da Vida. Não conhecia e já estou corrigindo isso. Vou noite a fora ler tudo que conseguir e espero receber de vocês , se possível, a programação do Congresso Socioemocional e se é possível assistir , de alguma forma. Minha noite ganhou luz !!! Parabéns e muito sucesso!

  15. Bom dia. Realmente a educação precisa de algo inovador, na pratica, como um método a ser adotado em uma ciência pré determinada. Penso que até a estrutura de uma sala de aula já é ultrapassada. Mas a pergunta que fica é, como mudar esse “fenômeno ” educação?

  16. Que pena que não é aberto para professores de escola pública. Gostaria muito de assistir pessoalmente uma palestra de Edgar Morin, grande contribuição para a educação.

  17. Sidnéa Selles de Andrade

    Imagino, o quanto será de excelência esse encontro, vcs poderiam divulgar o evento depois com a fala desses teóricos, aqui no grupo. Desde já obrigada.

  18. Graça Raimunda C Menezes

    Imprescindível uma tomada de direção no sentido de mais acêrtos na área educacional.
    Mais empenho e capacitação dos profissionais da educação será de grande importância para a obtenção da tão sonhada excelência. Continuo na torcida.

  19. Regina Monteiro

    Quando estarão abertas as inscrições para o congresso?
    Sou professora, medica e coordenadora de um Instituto de pesquisas Transdiciplinares em Saude e Educação.
    Temos como uma de nossas referencias a obra de Edgar Morin e a pratica das neurociencias.
    Gostaria de contribuir com o Congresso.
    Obrigada pela atenção!

  20. Liége Westermann

    Que grande presente aos brasileiros a vinda de Edgar Morin representa. Há previsão de mais brasileiros poderem assistir ao grande filósofo a distância? Em caso positivo, solicito divulgação.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 2 =