Educação socioemocional: instituição que assina prova de criatividade do PISA anuncia parceria exclusiva no Brasil


A organização não-governamental de pesquisa educacional ACT, responsável pela criação da prova de criatividade do PISA, irá avaliar a educação socioemocional de estudantes brasileiros da educação básica em parceria com o Laboratório Inteligência de Vida.

Um dos principais desafios da educação socioemocional atualmente é avaliar seu real impacto para os estudantes. Mesmo com a presença de programas voltados para esse tipo de ensino em escolas é muito difícil dizer, de fato, se as crianças e os adolescentes estão desenvolvendo habilidades nesse sentido. Foi pensando nisso que o LIV e o ACT uniram forças para encontrar o melhor caminho de avaliar se os alunos aqui no Brasil estão desenvolvendo habilidades como extroversão, abertura ao novo, colaboração e criatividade, dentre outras. O ACT é uma organização não-governamental, sediada nos Estados Unidos e com parcerias em cerca de 130 países.

A parceria inédita e feita em exclusividade com o LIV foi anunciada esta semana e estará disponível para escolas parceiras e interessadas a partir de 2020. A avaliação será formativa, ou seja, seus resultados servirão de base para identificar quais competências precisam ser fortalecidas entre os estudantes. Com isso, os educadores podem pensar em estratégias para solucionar as dificuldades identificadas. No primeiro estágio, poderão ser avaliadas as habilidades socioemocionais dos alunos de ensino fundamental 1 até ensino médio.

O ACT é uma das organizações mais respeitadas nesse campo da avaliação. Ano passado, foi escolhido pela OCDE para desenvolver a prova de pensamento criativo que fará parte da próxima edição do PISA, em 2021. O PISA é uma avaliação mundialmente conhecida que analisa dados de estudantes de 15 a 16 anos de idade em mais de 70 nações e, a cada três anos, revela como está o nível de aprendizagem em matemática, leitura e ciências.

Em sua última edição, o exame passou a incluir nos questionários as habilidades globais e socioemocionais por considerar que elas impactam os demais resultados escolares, começando pela capacidade de colaboração dos estudantes. “O ACT é a única instituição do mundo que cria uma avaliação educacional triangulada para medir habilidades e competências. Isso significa que, em vez de ter apenas um questionário, o teste contempla mais duas etapas. Na prática, permite respostas mais fidedignas, sem viés intencional”, comenta o educador e economista Caio Lo Bianco, gerente-executivo do LIV.

Outro aspecto da parceria do LIV com o ACT é viabilizar também uma avaliação de clima escolar. O objetivo central é entender quanto os alunos se sentem seguros, com abertura e confiantes em relação aos adultos da escola para manifestar suas ideias e objetivos. Todo o conteúdo da avaliação será feito em parceria entre o LIV e o ACT, considerando a cultura brasileira e a linguagem do programa.  

“Ajudar estudantes brasileiros a desenvolver suas habilidades socioemocionais unindo as competências do LIV e do ACT é apenas o primeiro passo de uma parceria de longo prazo projetada para proporpcionar programas de aprendizagem socioemocional adequados às escolas brasileiras”, desta Simmy Ziv-El, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Globais do ACT.

Atualmente, o LIV tem parceria com mais de 200 escolas, atingindo cerca de 150 mil estudantes da rede privada. Ao participarem da avaliação, explica Lo Bianco, os colégios terão acesso a um relatório onde poderão identificar como está o desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades socioemocionais a partir do nível da escola, da turma e dos alunos. “É a primeira vez que escolas brasileiras poderão ter acesso a uma avaliação com esse nível de aprofundamento, o que permitirá chegar a dados mais próximos da realidade”, completa. Os resultados das primeiras pesquisas devem ser divulgados no segundo semestre.


2 pensamentos sobre “Educação socioemocional: instituição que assina prova de criatividade do PISA anuncia parceria exclusiva no Brasil”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − nove =