Três escolas premiadas: é o “LIV em Ação”!

Criado para ser uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento da inteligência socioemocional de crianças e adolescentes, o programa LIV sempre partiu do princípio de que a qualidade do material é importante, mas são as escolas e seus educadores que, diariamente, transformam para melhor a vida dos estudantes.

Foi esse princípio que embasou a criação, em 2019, do prêmio “LIV em Ação”, que teve sua primeira edição durante o 3º Congresso Socioemocional LIV, realizado no Rio de Janeiro nos dias 7 e 8 de junho. A premiação foi criada para reconhecer e valorizar o trabalho de profissionais de educação que atuam nas mais de 200 escolas parceiras do programa, oferecendo um currículo socioemocional para mais de 150 mil estudantes.

“Certamente essas escolas estão promovendo momentos inesquecíveis para os alunos: espaços diferentes de interação, troca, fala e escuta permanente”, destacou Márcia Frederico, psicóloga e consultora do LIV, durante a premiação. Márcia faz parte da equipe do LIV desde sua criação, há cinco anos, e foi a apresentadora o “LIV em Ação”. Os prêmios foram entregues por profissionais do time de relacionamento do LIV, que atuam diariamente no diálogo com as instituições parceiras.

Ao todo, o “LIV em Ação” premiou três categorias: Escola Referência, Professor Destaque e Prática Destaque. “Foi muito gratificante receber tantos depoimentos das escolas, e difícil identificar os que seriam premiados. Nossa intenção é compartilhar ideias para que sejam inspiração para outras escolas”, afirmou Márcia.

Confira a seguir um relato sobre os educadores e escolas premiadas:

  • Escola Referência: Colégio Nacional, Uberlândia (MG)

O objetivo dessa categoria era reconhecer uma instituição de ensino na qual o aprendizado socioemocional é um pilar central do processo educativo. O escolhido nessa edição do LIV em Ação foi o Colégio Nacional, de Uberlândia (MG), que adotou o programa há mais de 3 anos.

Na instituição, além de todos os profissionais estarem atentos com o aprendizado socioemocional na prática diária, a escola promove simpósios temáticos abertos a profissionais da escola e de fora dela, mostrando sua dedicação e objetivo de aprofundar o debate. “O LIV é o maior projeto transversal dentro da nossa escola, que ajuda a mudar a perspectiva da educação. Acreditamos que as novas gerações vão precisar saber muito mais do que os conteúdos [teóricos] para entrar na faculdade, por isso as escolas devem procurar formar pessoas capazes de construir um mundo melhor. Isso só é possível se tivermos professores melhor formados. O prêmio nos incentiva a continuar levantando essa bandeira com mais afinco”, destacou durante a premiação Thomé de Freitas Caires Júnior, diretor fundador do Colégio Nacional.

Como premiação, a escola receberá uma palestra da educadora Claudia Costin, atualmente uma das principais vozes da educação no Brasil, além de duas vagas para um intercâmbio pedagógico no Peru!

  • Professor destaque: Kátia Albuquerque, Colégio Madre de Deus, Recife (PE)

A mágica do LIV acontece quando professores e estudantes começam a desenvolver juntos suas habilidades socioemocionais. Por isso, identificar um dentre tantos educadores que atuam com o programa LIV foi o maior desafio dessa categoria.

Após uma difícil escolha, a premiada foi Kátia Albuquerque, docente do Colégio Madre de Deus, em Recife (PE). Ela se destacou por inúmeras ações de qualidade e pela dedicação ao estudo das habilidades socioemocionais. Para suas aulas, ela ampliou o material do LIV e criou o “dado das emoções”, a “caixa de sentimentos” e passou a promover reuniões com as famílias uma vez por mês para que a escola toda possa vivenciar o trabalho realizado nas aulas. “Antes de ser professora do LIV, Katia lecionava Artes e Filosofia. Ela tem interesse real pelos alunos, e brilho nos olhos para de fato se dedicar!”, destacou Márcia, ao entregar o prêmio para a professora.

No discurso, a educadora agradeceu ao seu colégio pela confiança e complementou: “Se não estivermos conectados com a afetividade e o amor, nada funciona”.

Como premiação, a educadora receberá uma viagem ao Peru para participar do projeto Viagens Pedagógicas.

  • Prática destaque: Colégio Pollicare, São José do Rio Preto (SP)

Com essa categoria, a intenção foi identificar uma atividade criativa, que fosse além do indicado no material do LIV e tenha sido marcante para os alunos. Os vencedores foram os educadores do Colégio Pollicare, de São José do Rio Preto (SP).

Inspirados na série Supernova, a escola criou um acampamento para possibilitar um momento de vivência no qual os alunos colocassem em prática suas habilidades socioemocionais. Na iniciativa, as turmas foram convidadas a montar uma barraca coletivamente, fazer um grande Círculo da Confiança com a turma, criar uma “caixa de sentimentos” e ainda envolver a família para um grande momento de troca.

Durante a premiação, Nilce Elizabeth Paranhos, diretora e uma das fundadoras do Colégio Pollicare, ressaltou: “O LIV nos auxilia muito e nossa equipe da escola é maravilhosa! Os alunos trazem uma resposta muito positiva às atividades”.

Como premiação, a escola vai receber materiais para incrementar o espaço ao ar livre.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =