Trabalho de avaliação socioemocional do LIV ganha destaque em evento internacional

A experiência de avaliação socioemocional iniciada este ano pelo Laboratório Inteligência de Vida em parceria com o ACT, organização não-governamental americana referência mundial nesse âmbito, foi um dos destaques apresentados no evento E-ATP Conference 2019, realizado em Madri, na Espanha, no último mês.

A conferência é um dos principais encontros acadêmicos dedicados ao tema da avaliação escolar e anualmente conta com participantes de pesquisadores de diferentes países que se reúnem para debater o que está sendo realizado nesse campo. Este ano, o LIV foi representado por sua gerente executiva Fernanda Lemos, que apresentou dados sobre o trabalho de criação de uma avaliação socioemocional formativa em parceria com ACT voltada para as escolas parceiras do programa. “Foi um momento de falar da parceria e o que pensamos sobre mensuração em relação ao socioemocional. Foi uma discussão bem marcante, vários países participaram para falar sobre o tema”, contou Fernanda durante o evento.

Cristina Anguiano-Carrasco, pesquisadora-chefe do ACT, apresentou o projeto de parceria com Fernanda e destacou também como o desenvolvimento das habilidades socioemocionais estão ganhando importância na vida em sociedade: “As habilidades socioemocionais são muito importantes, pois elas fazem parte de todas as pessoas”, e destacou o impacto dessas habilidades no mercado de trabalho, algo que vem sendo debatido em diferentes áreas e também foi alvo da discussão entre os pesquisadores presentes no evento.

“O mundo do trabalho está mudando e essas habilidades serão cada vez mais importantes, pois a necessidade de inteligência emocional acabará dominando nossos trabalhos. São habilidades que todos precisarão desenvolver e acreditamos que o trabalho do LIV caminha nesse sentido assim como o ACT, e a parceria que estamos fazendo juntos com o LIV é o futuro para nós”, conclui Anguiano-Carrasco.

Como funciona a parceria entre ACT e LIV para avaliação socioemocional

A parceria do LIV com o ACT foi desenvolvida para atender exclusivamente escolas parceiras do programa LIV+, que oferece às instituições de ensino um aprofundamento maior para que possam desenvolver um sólido pilar socioemocional atrelado a seu projeto pedagógico. O objetivo, inicialmente, é avaliar como as classes escolares estão no que diz respeito às habilidades socioemocionais.

Importante destacar que o foco da avaliação socioemocional não é medir se as escolas estão ensinando ou não as habilidades propostas, mas sim entender como elas vêm sendo usadas no dia a dia dos alunos e quais ações a escola pode tomar para incentivá-las ainda mais. Todas as atividades da avaliação, chamada de formativa, foram criadas por especialistas das duas instituições, considerando as singularidades do programa LIV e da realidade das escolas brasileiras.

O resultado entregue após a aplicação do teste traz informações que ajudam a escola a perceber se está oferecendo um ambiente seguro e recursos suficientes para que a aprendizagem socioemocional aconteça, ou seja, é enviada uma avaliação sobre clima escolar, mostrando como os estudantes se sentem, se percebem abertura constante para falar sobre si, seus pensamentos e emoções. Assim, gestores, educadores e funcionários recebem informações sobre as habilidades socioemocionais em que as turmas precisam de mais investimento – trabalho em grupo, perseverança, comunicação – para tomar decisões e repensar sua atuação se acharem pertinente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =